24 de julho de 2018 ás 16:45 por

Festvila – Intercâmbio para Práticas de Artes Cênicas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

A primeira edição do  FESTVILA – Intercâmbio para Práticas de Arte Cênicas  acontece de 24 à 29 de Julho de 2018, na cidade do Crato, localizada no Cariri cearense e tem por objetivo reunir artistas-autorais com seus espetáculios solos, promover o compartilhamento de pesquisas e gerar rodas de conversas sobre os processos criativos que cada um realiza em sua cidade de origem.

  E nesta primeira edição O FestVila irá promover a socialização destes saberes a partir das experiências de João Miguel, Nanêgo Lira, Américo Cordula, Ana Sampaio, Valéria Pinheiro, Goreth Albuquerque, João do Crato, Debora Finochiaro, Cristina Flores,  Monica Mello, Edceu Barbosa, Joaquina Carlos, Rodrigo Rocha, Dane de Jade, entre outros. 

  Segundo Dane de Jade, curadora do FestVila, durante os dias do evento os convidados irão mergulhar num processo que envolve a partilha de experiências e experimentos artísticos. “Esta troca de experiências irá além do convívio entre os participantes, já que a real motivação deste encontro é a integração de pessoas de diversos lugares do país na comunidade do Belomonte, busca uma troca salutar nas suas mais diversas dimensões.” afirma.

  Será uma semana de convivência dedicada as partilhas autorais, com oficinas ofertadas gratuitamente para o público da região do Cariri e cidades vizinhas, uma ação em diálogos, práticas com jogos e brincadeiras. A noite o público terá oportunidade de assistir espetáculos e seus processos de montagem numa experiência única, as casas dos moradores serão palco para aproximar artista e público num acolhimento oferecidos pela comunidade em suas salas, uma calçada, jardim ou quintal. 

O que é que acontece com um bando de pessoas quando se encontram e criam seus próprios códigos a partir do deslocamento? é uma pergunta que irá nortear este Intercambio para Práticas de Artes Cênicas, uma iniciativa que busca ressaltar o caráter de “residência” a partir das práticas dos artistas pesquisadores e se expandam para outras esferas dentro da vida da comunidade seja pela educação ambiental, práticas de vida no coletivo, sensibilização e integração social. 

           Ainda de acordo com Dane, o evento é uma oportunidade de socialização de destas práticas artísticas e a possibilidade de que seja gerado um dialogo profundo com nossa ancestralidade e realidade social do entorno. “O Cariri cearense representa este espaço geográfico e humano com sua historia peculiar e original onde podemos ser “afetados” pelo lugar em um processo de criação permanente.”pontua.

 

 PROGRAMAÇÃO FESTVILA

24/07 (terça-feira)
10h – Encontro inicial do Bando (Manhã e Tarde)
19h – Apresentação no Terreiro da Casa de Garcia com o espetáculo “Obinrin”

25/07 (quarta-feira)
10h – Encontro do Bando (Manhã e Tarde)
19h – Apresentação de processo por integrante do Bando (Casa de Seu João Luiz no Belmonte)
21h – “20 Dizer — A palavra com Som, Cor, Corpo e Alma” – Trigo Limpo teatro ACERT com Repertório poético musical luso-brasileiro na Vila da Música. 

26/07 (quinta-feira)
10h – Encontro do Bando (Manhã e Tarde)
14 às 17h – Vivência em Teatro: As Linguagens Artísticas e do Espetáculo: Intervenções Teatrais Experimentais entre Brasil e Portugal. Grupo Trigo Limpo (PT).
19h – Apresentação de Processo (Jardim de Dona Lindalva)
20h30m – Apresentação do espetáculo “Jardins Portáteis” (Solibel)

27/07 (sexta-feira)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
15h – Intercâmbio Grupo Trigo Limpo e Cordelistas
19h – Apresentação de processos (Hotel Pasárgada)
20h30m – Apresentação de Processo (Casa do Ailton Frazão)

28/07 (sábado)
08h – Artes Visuais na Comunidade do Gesso com Mariana Delgado (Portugal) e Alexandre Lucas (Ceará)
10h – Encontro do Bando
14 às 17h – Oficina Integrada com o Bando
19h – Apresentação de processo (Terreiro de Assis de Preta)
20h30m – Apresentação de Processo (Terreiro da Família de Fábio)

29/07 (domingo)
14h – O Bando Organiza Encontro Final
19h – Apresentação de processo na Vila da Música
20h – Encerramento com Terreirada dos Irmãos Aniceto na Solibel

*Programação sujeita a alteração.
VILA DA MÚSICA
Av. José Horácio Pequeno, nº 1366, Belmonte, Crato – Ceará
Tel. (88) 3521.0550/35214335
Facebook: Vila da Música Solibel Crato

Contatos: Dane de Jade (88) 99952.3264

                  Mano Grangeiro (88) 99656.1713

Leia também