9 de novembro de 2017 ás 11:26 por

Mostra Sesc Cariri de Culturas exalta grupos tradicionais da região

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter
Foto: Davi Pinheiro

Músicas tradicionais, roupas coloridas, rodas de dança e personagens do imaginário nordestino são elementos que permeiam a atmosfera das apresentações dos grupos de tradição na Mostra Sesc Cariri de Culturas, realizada pelo Sesc*, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, entre os dias 10 e 14 de novembro, na região do Cariri.

Cocos, reisados, bandas cabaçais, lapinhas e maracatus são algumas das manifestações culturais que se apresentam durante a Mostra promovendo troca de saberes e culturas com o público em diversas cidades da região. Os grupos que se apresentam no evento têm grande representatividade na divulgação, proteção e conservação das manifestações tradicionais nordestinas.

Um dos grupos participantes é o Reisado Decolores Dedé de Luna, que teve sua primeira formação em 1955, no sítio Cobras, constituído por homens que animavam sítios do município com brincadeiras que duravam de um dia para o outro. O reisado leva o nome do seu antigo mestre, José Francisco Luna, popularmente conhecido como Dedé de Luna. Atualmente é constituído por 30 brincantes e coordenado pela mestra Mazé de Luna. Segundo a mestra, o grupo se prepara o ano inteiro para celebrações como esta da Mostra Sesc Cariri de Culturas. “Essa é a hora de mostrar nosso trabalho, nossa cultura, é um momento muito esperado por nosso grupo”, disse a coordenadora do reisado.

O grupo de coco Amigas do Saber também se apresenta na Mostra Sesc Cariri de culturas, com suas 16 brincantes, comandado pela mestra Maria da Santa, que considera este momento uma grande oportunidade para seu grupo. “É um prazer participar da Mostra porque o Sesc lembra de grupos como o nosso, mantendo viva a nossa cultura”, ressalta a mestra. O grupo Amigas do saber é composto por mulheres que apresentam músicas, em sua maioria comportas pela Mestra Maria da Santa, com temas variados que procuram abordar as vivências da comunidade que estão inseridas.

 

Contatos

Reisado Decolores Dedé de Luna – (88) 9 8823.9544

Coco Amigas do Saber – (88) 9 9754.0846

Grupos de tradição

Leia também