17 de maio de 2017 ás 12:05 por

Festa do Pau da Bandeira será discutida em audiência pública na Câmara Federal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

No próximo dia 18 de Maio a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizará uma Audiência Pública para debater a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio como potencial atrativo turístico-cultural na abertura do calendário das festas juninas da região Nordeste brasileiro.

A audiência foi requerida através do Deputado Federal, Raimundo Gomes de Matos (PDB-CE), que defende a importância sócio-cultural que a festa representa para a população da região caririense e cidades adjacentes. O Pau da Bandeira se apresenta como um misto de cultura popular e fé católica, a festa é considerada, desde 2015, patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan).

A discussão servirá para fortalecer a festa  e potencializar o turismo da cidade e região, além de contribuir com a popularidade dos festejos juninos pelo nordeste e país afora.  Dentre os convidados a se fazerem presentes no debate estão o prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio Neto, o capitão do Pau da Bandeira de Santo Antônio Rildo Teles, Professores e pesquisadores da festa, além de  representantes dos ministérios da Cultura e Turismo e do Iphan.

A audiência acontece  dia 18, quinta-feira, Anexo II, Plenário 12 a partir das 9h30.