12 de maio de 2017 ás 13:04 por

Ritual do Corte do Pau da Bandeira leva centenas de pessoas ao Sítio Flores

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Na manhã desta sexta-feira, milhares de pessoas acompanharam o corte do pau da bandeira de Santo Antônio 2017. O ritual tem início quando os carregadores, tendo à frente o Capitão do Pau, Rildo Teles, se reúnem no Mercado Municipal da cidade e seguem rumo à Igreja Matriz de Santo Antônio para receberem a bênção do vigário.

A árvore escolhida para este ano é um jatobá de aproximadamente 25 metros de comprimento. A árvore considerada mística pelos índios, foi retirada do Sítio Flores, distante a 8 quilômetros do centro de Barbalha, no sopé da Serra do Araripe. Antes da derrubada do jatobá, os carregadores, de mãos dadas, rezam um Pai Nosso em torno da árvore. Tradicionalmente, o primeiro corte é dado pelo capitão do pau, que comanda a movimentação dentre os carregadores.

Os carregadores são de diferentes faixas etárias e profissões sendo pedreiros, professores, eletricistas, vaqueiros, mototaxistas e até advogado, todos unidos pela fé ao santo. O prefeito municipal Argemiro Sampaio e o Secretário de Cultura, Rômullo Araújo, estiveram presentes durante o evento.

O festejos começam oficialmente na noite das solteironas no dia 27 de Maio, culminando no carregamento do pau da bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade, marcado para o dia 28.

 

Fotos: Alisson Santos

Leia também